quarta-feira, 29 de agosto de 2007

bulimia


AGENTE CAUSADOR: basicamente é um paciente com vergonha de seu problema, com um sentimento de inferioridade e auto-estima baixa. O paciente reconhece o absurdo de seu comportamento, mas por não conseguir controlá-lo sente-se inferiorizado,incapaz de conter a si mesmo, por isso vê a si como uma pessoa desprezível.
SINTOMAS:Os repetidos episódios de auto-indução do vômito geram problemas noutros sistemas do corpo. Ao se vomitar não se perde apenas o que se comeu, mas os sucos digestivos também.
TRATAMENTO: pode-se indicar a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, terapias de grupo, grupos de auto-ajuda,psicoterapias individuais.
O que é a bulimia?É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
PREVENÇÃO:o paciente temque descobrir qual o significado inconsciente do sintoma, transformando-o dentro do possível e evitando que a passiente viva de maneira angustiante.
REFERÊNCIAS:http://www.psicosite.com.br/tra/ali/bulimia.HTM


2 comentários:

jujuba disse...

Eu Nadja entendi que nos não podemos se sentir inferior aos outros, que se uma pessoa é mais bonita que eu, eu não vou me sentir para baixo por que o que ela falou não vai enfluenciar pelo o que eu sou ou o que sinto sobre mim.

jujuba disse...

Eu Júlia entendi que não devo me sentir menos do que os outros ou mais.devo gostar de mim do jeito que eu sou, nem tentar emagreçer por que foi Deus que me fez assim e eu não posso me rejeitar.
bulimia é uma doença que faz com que as pessoas se sintam mais "gordas" do que são, e isso vai deixar a pessoa constrangida e não vai se aceitar.